top of page
Buscar

O CEO da Astronomer e por que governança e ética devem caminhar juntas

  • Foto do escritor: Luciana Santos Tardioli
    Luciana Santos Tardioli
  • 31 de jul.
  • 2 min de leitura

ree

O mundo inteiro viu o CEO da empresa Astronomer e a diretora de RH abraçados no show do Coldplay, certo?


A situação, além de expor os casais e suas respectivas famílias, é claro, abalou a reputação da Astronomer que rapidamente precisou administrar uma crise de imagem.


E o que isso tem a ver com governança corporativa? A governança é o conjunto de regras que regem as empresas. Ali estão seus códigos de conduta, o que pode, o que não pode. Como devem ser geridos os negócios, às quais leis a companhia está submetida etc.  A governança visa garantir a transparência, equidade, responsabilidade em suas operações. Inevitavelmente, todos os funcionários de uma corporação estão submetidos a um sistema de governança - quiçá o seu CEO! 


Será que ações como “não ter um caso extraconjugal” ou pelo menos não mostrá-lo no show do Coldplay estão descritas nos códigos de conduta da Astronomer? Bom, o ex-CEO pode alegar que não havia nada a respeito descrito lá.

Brincadeiras à parte, o que quero dizer é que a governança é fundamental. Todas as “regras do jogo” devem ser explícitas, bem explicadas, assim como eventuais penalidades. Sabe por quê? Porque a ética, que deveria ser clara e estar intrínseca em cada um de nós, virou artigo raro. Tanto que, reza a lenda, o ex-CEO teria dito que processaria o Coldplay pela exposição e por ter acabado com a vida dele. Não sei se procede, mas quem acabou com alguma coisa foi ele mesmo. Ou seja, se isso for verdade, ele ainda não entendeu o que é ética e o que fez. 


Falta autorresponsabilidade, ética e comprometimento. E se isso não está claro em cada um de nós porque os valores foram abalados neste mundo urgente e ávido por lucros e resultados (veja bem, todos queremos lucros, eu também, mas não a qualquer preço e ESG é sobre isso), então as empresas precisarão ser mais claras em seus códigos de conduta e comunicação para diminuírem os danos à sua reputação. E ainda assim não estarão imunes aos riscos porque a melhor governança não sobreviverá sem a ética individual de seus colaboradores.


Em tempo - Astronomer fez do limão uma limonada…


Entre as decisões da Astronomer para contornar a crise o quanto antes está a contratação da atriz Gwyneth Paltrow como porta-voz temporária da empresa. Uma sacada muito bem-humorada, visando aproveitar o “hype” que toda a confusão gerou nas redes sociais.


Para quem não sabe, Paltrow é ex-esposa de Chris Martin, vocalista do Coldplay e “causador” da tremenda exposição do ex-CEO e diretora de RH. Ou seja, a atriz foi escolhida a dedo e o efeito foi bem interessante.


A Astronomer é uma empresa de tecnologia, com foco B2B e, portanto, não deve “ter vendido mais” por conta do escândalo, o que provavelmente ocorreria com uma empresa focada no consumidor final. Mas em um caso como este, o melhor caminho é sempre a verdade (até porque não dava para esconder mais nada), criar um canal direto com os públicos de interesse (não só as redes sociais, mas também acionistas, fornecedores, parceiros etc). explicar de forma sucinta e clara o que a empresa está fazendo para resolver a questão. Fica a lição: a verdade é sempre o melhor caminho. 





 
 
 

Comentários


© Território Criativo - 2025

bottom of page